UMA TARDE DE CARROS RETRÔ NO CAMPO GRANDE!
A GRANDE PRAÇA A 2 DE JULHO DE SALVADOR. A HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA. ABRE A TARDE DE UM DOMINGO DE NOVEMBRO PARA UMA EXPOSIÇÃO PARA QUEM CURTE AUTOMÓVEIS ANTIGOS!
Campo Grande, ou Dois de Julho . Não sei: Só sei que o nome correto realmente é Dois de Julho praça que foi um marco histórico na independência na Bahia de 1822.
Mais popularmente ficou mesmo no nosso falar " Campo Grande"
Esse largo jardim imenso bem aqui no centro de Salvador - Bahia. Onde foi motivo de grandes acontecimentos da nossa Historia! O principalmente nos confrontos, e embates do dia D. da independência, data magana da História da Bahia que foi em 1822.
Onde homenageá e tem um grande obelisco em monumental, e bem no alto fica a imagem do guerreiro caboclo o índio Brasileiro que foi um vulto também participativo na historia e das batalhas do 2 de Julho!
Nos meados do século XX o Campo Grande se tornou uma referencia em movimentos , políticos, movimentos de ativista das revolução de 64 entre os idealistas politicos e estudantes em protesto.E dai em diante os acontecimento, Culturais da Cidade de Salvador firmaram-se aqui deram a maior enfase nesta praça, Ordem religiosas Paroquias com suas feiras filantrópicas a vender seus artesanatos e trabalhos manuais, e hoje os Shows populares sempre concentra aqui no campo Grande em frente ao grande e belíssimo Teatro Castro Alves, é realmente esta praça é um ícone da Cultura Artística Baiana!
O Poeta do romantismo Antonio Frederico de Castro Alves falou numa de suas poesias " Praça é do povo como o Céu é do Condor" é isso ai por isso no domingo de um Sol meio frio de Novembro uma exposição deu um brilho especial a praça do Campo Grande com um desfile estático de Carros , Automóveis antigo, que eu também vibrei com o povo que estava presente para admirar os diversos modelos, linhas, de fabricas de nomes Internacional e Nacional!
Aqui esta exposição foi promovida com as parcerias da Veteran Nordeste , e Veteran Car Clube da Bahia.
Aqui o Sr. luis Carlos um dos organizadores da exposição do carros retrô:
Sr. Luis conversamos um pouco ele me relatou a importância dessa exposição para Salvador: que junto com muitos componentes são todos só do Nordeste Brasileiro com parceiros colaborados sem fins lucrativos mais pelo simples prazer estarem conectados e unidos co os expositores amigos em comum com esse robe de colecionar carros já de uma época atras compartilhando, e mostrando ao o publico as suas mais belas relíquias que eles conservam essas maquinas que a maior parte já não estar mais nas ruas das grandes cidades Brasileiras circulando constantemente !
Pois o prazer de um colecionador, que expõem as suas relíquias, muita vezes é mais importante que o retorno financeiro. E assim relatou Luis Carlos.
VAMOS DAR UMA VOLTINHAS PELA GRANDE PRAÇA DO CAMPO GRANDE PARA DELEITARMOS COM ESSES CARANGOS DE OUTRAS DÉCADAS
Logo de chegada me deparei com esse carro que quando ainda pre-adolescente na década de 60, eu amava!!
O KARMANGUIA!
Cara: eu me sentia atraido demais por essa maquina pequeno , todo bonitinho era o carro que o s Playboys como nos chamávamos os gar otos mais bem sucedidos da nossa época, que tinham seus papais que sustentavam, e alguns deles tinham um Karmanguia a como eu queria ter um também!
E os brotinhos as lidas Girl elas tinham fascínio pelo boys que tinham um desses!
"O PUMA" este automóvel é do mesmo tamanho do karmanguia apropriado para dois lugares, mais até hoje mesmo uma quantidade pouquíssima, que tem.... conseguir ver raros deste tipo nas ruas!
Imaginem esse Mercedez esporte com o teto com capota conversível !
Não é bonitinho ele? Do ano de 1970 . um ano bom ! ano que o Brasil foi tri campeão do Mundo me recordo.
Mas também um tempo quente! E logo depois de 68, a luta nos víamos que continua para sairmos da Ditadura Militar mais demorou, pois ainda não estava no tempo certo de acontecer a Democracia firmada no Brasil! E estávamos nos nas ruas como estudantes, e com os intelectuais eu também participei das passeatas e muitas...
Logo após os anos me parece que Caetano e Gilberto Gil, e outros artistas e intelectuais seguiam para Londres!
Mas vou deixar para atrás os tempos de repressão E que mesmo quero falar é dessa dos carros antigos que aconteceu aqui no Campo Grande.
AGORA VOU MOSTRAR ABAIXO QUE VEM : A LINHA DE DE ALGUNS AUTOMÓVEIS DA LINHA DOS ROLLYS ROYCE.
A IMPONÊNCIA, O LUXO, E O ESTILO CLÁSSICO E A POSTURA, DESSE AUTOMÓVEL, QUE ATÉ ANTERIORMENTE EM DÉCADAS ATRAS A SUA FABRICA LOCALIZADA NA FRIA INGLATERRA, ESSE IMPONENTE AUTOMÓVEL DE ONDE SE ORIGINOU. MUITOS FALAM ATÉ HOJE QUE SÃO FEITOS POR ENCOMENDA!
O ROLLYS ROYCE
Esse ai acima: é um dos mais tradicional e verifiquei e também mais antigo.
Sua apresentação se não me engano para locomover celebridades Presidentes, e Ministro de Estados,
Nos filmes de Hollywood ,geralmente vemos nos grandes magnatas, Reis, e Mrs. Bussines.
Depois de vermos acima os clássicos, carros da Rollys Royce. Que saõ a quelmejados e sendo ostentados pelos grã finos da Europa e da América.
Venho pra aqui para um carro também nos anos 60, e 70 era almejado também pelos Playboys, e filhos de papai, e pelos artistas...é o "MUSTANG" fabricado pela Ford.
Lembro-me que aqui no Brasil, na época dos grandes Festivais da musica popular Brasileira que aconteciam no Maracanzinho no Rio de Janeiro com aTV Globo. E na TV Record de São Paulo,nos anos 68,69, 70 por ai.
Os irmãos Marcos Valle, e Paulo Sergio Valle fizeram uma música para os que ostentava estar inseridos no contexto sendo e agrupados aos padrões da alta society, e do glamour Social: Eles indicavam que eram preciso também ter um Mustang! e a música e nera mais ou menos assim:
" A questão social industrial não permite e não quer que eu ande a pé. Na vitrine um Mustang cor de sangue!
O Mustang era ou é que não sei direito atualmente,um carro caro, e muito desejado principalmente na época pelos mais jovens!
Mais nos sabemos que hoje o carro mais caro é ainda A Ferrari, as coisas mudam com o Tempo, tudo e evolua!